fbpx

Blog

Latest News
A importância da Clínica Social

A importância da Clínica Social

Vivemos em um país cuja realidade socioeconômica é muito desigual.  Onde, apesar de o sistema de saúde pública disponibilizar tratamento, o acesso à saúde mental para pessoas com baixa renda, depende de aguardarem em longa fila de espera. Ainda mais em tempos de pandemia, que tem sido traumático, semelhante àqueles em que Freud idealizou a clínica social de psicanálise. No pós-guerra, quando se viu a necessidade de tratar os traumatizados que não tinham condições de pagar pelo custo do tratamento.

Um longo percurso se deu até aqui, com os analistas fazendo atendimentos sociais em seus consultórios e no serviço público de saúde. Todavia, essa prática merece lugar mais importante, ainda na atual “guerra” em que vivemos (pandemia, crise econômica, disparidade social e de raça, entre outros) ela permanece sendo idealizada.

Por isso, a Psi Social foi criada! Para tornar acessível o tratamento psicoterápico por valores sociais, para que as pessoas que estão sofrendo emocionalmente, possam ter um espaço de fala e escuta.

Atualmente, o mal-estar vem se intensificando e infelizmente muitas pessoas acreditam que não são merecedoras de um tratamento psicoterápico com qualidade, por acreditarem que só uma parte da população (a elite), tem este direito, mas isso não é verdade.

A clínica social existe, há um grande movimento que vem sendo construído em prol dela e desse tratamento tão importante nos dias atuais.

Conte com nossa escuta!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.