fbpx

Blog

Latest News
Ansiedade por Identificação

Ansiedade por Identificação

Esse mês, uma crise de ansiedade aconteceu simultaneamente com 26 estudantes em uma escola em Recife. E, resolvemos falar sobre esse caso para chamar a atenção para a ansiedade em crianças e adolescentes, em especial, nesse momento delicado de retomada das aulas presenciais.


Os sintomas que os jovens sentiram, como falta de ar, tremor, desmaio e choro são sintomas de ansiedade. E a forma como ocorreu, com tantos estudantes em crise ao mesmo tempo, é chamada de “ansiedade por identificação”. Adolescentes tendem a se influenciar pelos outros e essa identificação é um processo natural de imitação e serve para se sentirem amados e pertencentes ao grupo. 

Freud já nos contou na “Psicologia das massas e a análise do eu“,  que quando estamos em grupo, pensamos, agimos e sentimos de forma diferente do que quando estamos sozinhos. E o resultado da formação de um grupo é justamente o aumento da emoção produzida em cada membro desse grupo. A mente humana tem certos funcionamentos inconscientes desconhecidos pelos pais e por muitos profissionais da área da saúde. Sendo um deles o “transitivismo”, que é a condição de adotar comportamentos de outros ao seu redor. Mas quando essa situação ultrapassa os limites, como foi o caso dos alunos na escola em Recife, os pais precisam ficar atentos. Se você é mãe, pai ou cuidador de crianças e adolescentes, fique de olho no comportamento dos seus filhos. Ao perceber sintomas frequentes de ansiedade, busque acompanhamento terapêutico.

Na PsiSocial, a saúde mental é para todos!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.