fbpx

Blog

Latest News
Como identificar sinais de autismo?

Como identificar sinais de autismo?

Muitas mães, pais e educadores já se fizeram esta pergunta ou até mesmo procurou ajuda para saber sobre este assunto.

No mês de abril, a PsiSocial vai dedicar as duas lives mensais para a discussão sobre o autismo. No primeiro encontro, o tema será este: a identificação precoce do autismo e contaremos com a presença de Roberta Ecleide, psicanalista e professora universitária e de Isabela Ulisses Sâmia, psicóloga.

Esse é um assunto muito importante para a sociedade como um todo, em especial para pais e educadores que tem contato diário com as crianças e podem cultivar um olhar mais atento para as características do autismo.

A importância de identificar sinais de autismo na primeira infância: nem tão cedo nem tão tarde.

Sabemos que o desconhecimento sobre o tema e a falta de diagnóstico ainda na primeira infância podem afastar as crianças autistas de estímulos essenciais para o seu desenvolvimento e dificultar o relacionamento entre pais e filhos e da própria criança com as demais pessoas que fazem parte de seu convívio.

Por isso, quanto antes se identifica o autismo, mais cedo uma intervenção adequada é iniciada. Com o estímulo à linguagem e comunicação não verbal orientada por profissionais, as chances de desenvolvimento da criança são maiores.

Aproveitamos para dividir com vocês que, durante nossa live, haverá o lançamento do livro “Autismo.S: Olhares e Questões“, fruto de 10 anos de pesquisa e cuidado psicanalítico da primeira infância, no NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação), através do Projeto da Criança e do Projeto Olhar.

Mesmo trazendo uma discussão técnica, o livro pode ser lido por qualquer pessoa interessada em saber mais da condição da neurodiversidade para o autismo, longe da ideia de uma doença a ser curada. O livro reforça que o autismo é uma condição a ser respeitada e manejada no processo educativo respeitando a delicadeza das diferenças.

A live será na quarta-feira (13.04), às 20h, em nosso canal no Youtube.
Marque na agenda, compartilhe com os amigos e venha participar com a gente!

E se você está lendo este artigo, após o lançamento da live, mas precisa de indicações ou recomendações de psicanalistas que atendam crianças e adolescentes com autismo, sugerimos clicar aqui e ver os profissionais de nossa plataforma, que possuem escuta especializada.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.