fbpx

Blog

Latest News
Autoconhecimento também é autocuidado

Autoconhecimento também é autocuidado

Mãe. Filha. Esposa. Estudante. Profissional. Dona de casa. Esses papeis muitas vezes são desempenhados de maneira simultânea pelas mulheres, que se desdobram em muitas para dar conta da rotina e das responsabilidades que recaem sobre seus ombros. Muitos debates públicos e lutas têm acontecido em prol dos diretos da mulher e o mês de março é um marco para refletir sobre o papel social da mulher.


E qual é a relação do autocuidado com essas questões? A PsiSocial, uma plataforma criada e mantida também por mulheres, entende que falar sobre autocuidado e autoestima da mulher é fundamental para promover a saúde feminina em sua totalidade, ou seja, bem-estar físico, mental e psicossocial. Por vezes, o acúmulo de responsabilidades não dá espaço para os cuidados pessoais e o cuidado das emoções é negligenciado ou invisibilizado, seja pela falta de tempo ou pela falta de acolhimento ao falar sobre sentimentos.


Afinal de contas, que autocuidado é esse? Aqui não estamos falando dos cuidados com o corpo – que também são muito importantes e necessários – mas da mente e da saúde mental. O autocuidado, através da atenção à saúde mental, pode gerar confiança e autonomia necessárias para que a mulher se reconheça como independente e saiba discernir seus desejos e reconhecer suas lutas e papeis.


Constantemente, a mulher se anula para ser a “cuidadora” e quem cuida dela? O que você pode fazer para cuidar mais de si mesma hoje? Coloque-se em primeiro lugar, identifique o que realmente te faz bem, demarque seus limites. Se sentir que a análise pessoal pode ser uma maneira de trilhar seu caminho de autocuidado e autoconhecimento, conte com a escuta de nossos psicanalistas. A análise pode ser uma ferramenta fundamental para esse processo, permita-se!

Cuide-se de dentro para fora!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.