fbpx

Blog

Latest News
INSÔNIA, O QUE TE TIRA O SONO?

INSÔNIA, O QUE TE TIRA O SONO?

A insônia é um distúrbio que afeta a qualidade do sono, seja ao demorar para conseguir dormir ou ao acordar diversas vezes durante a noite. É claro que, uma vez ou outra, todos podem ter noites agitadas e mal dormidas, mas o que caracteriza a insônia é a frequência desses episódios.

Outros distúrbios do sono, como o bruxismo e o sonambulismo são queixas frequentes na série dos distúrbios do sono. E, assim como a insônia, têm estado presentes na dinâmica dos nossos tempos, com excesso de preocupações e grandes inseguranças. Não é à toa que o cansaço, o estresse e angústia provocam alterações de humor e insônia, queixas tão frequentes numa parcela significativa da população. Esses sintomas podem ter como pano de fundo estados depressivos e ansiedade aumentada.

Para a psicanálise, a insônia pode ser uma manifestação de angústia, medo e aflição, resultado da falta da elaboração do sofrimento e de sua expressão através da palavra. Por isso, o melhor remédio para a insônia é reconhecer essas questões e tratá-las numa análise, para pode curar ou amenizar os efeitos de diversos transtornos, dentre eles a própria insônia.

Quando o sujeito em sofrimento não consegue dormir bem para regenerar seu corpo e organizar os pensamentos, torna-se difícil vislumbrar outros caminhos possíveis para elaborar aquilo que está causando mal-estar em sua vida.

Aquele que não consegue relaxar a ponto de cair no sono, não se desliga para a transição para o mundo dos sonhos e realização da experiência biológica e psíquica de regeneração. Para esses sujeitos, a realidade torna-se um escudo de defesa de seus desejos e acordar durante o sono pode ser um escape daquilo que os sonhos desvendam.

Ao saber disso, se você sofre de insônia, consegue responder o que te tira o sono? Para tentar se reconciliar a quietude da mente, conte com a nossa escuta especializada.

Conheça a autora deste texto

Agende um horário para atendimento, clique aqui e encontre seu psi.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.