fbpx

Blog

Latest News
Isolamento social em tempos de pandemia

Isolamento social em tempos de pandemia

Fique em casa! Essa é a frase que mais ouvimos desde meados de março de 2020 quando fomos acometidos por uma pandemia. Fique em casa! Para não correr o risco de ser contaminado ou de contaminar pessoas próximas a você. Fique em casa! Para que a propagação do vírus diminua e logo você possa estar em contato com as pessoas que tanto preza.

Porém, ficar em casa não tem sido fácil, não depois de tanto tempo. No início parecia legal, ficar em casa, descansar, curtir o aconchego. Mas depois de tanto tempo, quatro meses em média, estamos vendo que perdeu a graça. Este isolamento vem trazendo um sofrimento na grande maioria das pessoas. Aqueles que necessitam sair para trabalhar tem o isolamento comprometido, pois o contato com familiares e amigos precisa ser mais restrito, afinal o risco de contaminação pode ser muito maior.

A partir daí poderíamos nos questionar: por que é tão difícil fazer este isolamento social? Por que é tão difícil deixar de ter o contato físico com nossos amigos e familiares durante este período?

As respostas poderiam ser várias, mas uma que acredito que possa nos acalentar um pouco, é o fato de que somos seres sociais, feitos de relações, nos constituímos enquanto sujeitos através das relações e interações com outras pessoas, mãe, pai, avós, cuidadores, pessoas próximas., como nos diz Sales (2019, p.15) “[…] nesta perspectiva a interação social é condição fundamental e estruturante do psiquismo.”

Freud (1930, p. 113, 114) diz, no seu texto clássico “Mal estar na civilização”, que “[…] a civilização […] visa a unir entre si os membros da comunidade […] favorece todos os caminhos pelos quais identificações fortes possam ser estabelecidas entre os membros da comunidade […], de modo a fortalecer o vínculo comunal através das relações de amizade.”

É, não tem sido fácil fazer este isolamento social, ter que ficar longe das amizades, dos familiares, de quem queremos bem. Mas temos que ter clareza de que este afastamento é momentâneo. Um dia poderemos estar novamente em contato com quem tanto queremos bem!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.