fbpx

Blog

Latest News
MULHERES, CÂNCER DE MAMA E O ABANDONO DE SEUS PARCEIROS ÍNTIMOS

MULHERES, CÂNCER DE MAMA E O ABANDONO DE SEUS PARCEIROS ÍNTIMOS

Um tema que me inquieta, o qual a Mulher também sofre violência além do diagnóstico.

A experiência do câncer de mama envolve fatores físicos, psicológicos, sociais e culturais. Seu tratamento gera sérias consequências temporárias ou permanentes na vida da mulher.

Você sabia que 70% dos homens abandonam as mulheres com câncer de mama? Relacionamentos de décadas se vão na medida em que os cabelos vão caindo.

Aproximadamente 40% das mulheres enfrentam além da doença, o medo da rejeição, e 30% delas passam pela depressão, o que se torna barreira que retardam o avanço do tratamento. Como se não bastasse a ansiedade, baixa autoestima, a insegurança também se fazem presentes.

O impacto do diagnóstico do câncer de mama na mulher não é mais dolorido do que o abandono do parceiro.
Os relatos são os mais desumano possíveis: “quero uma mulher inteira e não faltando um pedaço”, “meia mulher”, “a multilada” entre outros relatos tão ou mais cruéis que esses.

Os tratamentos são agressivos, com graves sequelas físicas que influenciam, principalmente, na vida sexual da mulher.
Tratamentos para o câncer de mama como a (quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal) podem ocasionar a menopausa induzida, incluindo menor lubrificação vaginal, redução do desejo e da excitação sexual, sintomas que caracterizam disfunção sexual. Os números de mortalidade diminuíram após as campanhas anuais do Outubro Rosa, mas ainda são números de casos bem significativo.

Claro, outros 30% dos companheiros que não abandonam a esposa, namorada se dedicam no cuidado ainda que não seja fácil. Neste caso também é recomendado tratamento psicológico para afim de desenvolver recursos para enfrentar melhor a situação.

A violência não justifica em nenhum momento, tanto pouco o olhar desumano.

Se toque, faça os exames regularmente conforme sua idade.

E, se você está passando por esse momento, entre em contato conosco e conte com a nossa escuta.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.