fbpx

Blog

Latest News
Questões emocionais no retorno às aulas e evasão escolar

Questões emocionais no retorno às aulas e evasão escolar

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

A evasão escolar de crianças e jovens, segundo levantamento da organização “Todos pela Educação ” aumentou cerca de 171%, no último ano em comparação a 2019. Nesse sentido, 244 mil jovens entre 06 e 14 anos estavam fora da escola.


Reflexo da pandemia e da falta de planejamento e estrutura governamental, para diminuir os prejuízos desse triste cenário, onde as classes menos favorecidas economicamente são as mais afetadas.

Na clínica, já temos atendido crianças e adolescentes com dificuldades emocionais e recusa (compreendido como mecanismo de defesa) para retornar à escola, em função de vários aspectos como: dificuldade para estabelecer laços sociais (lidando com o processo de separação em relação aos pais); sentimentos de desamparo; perda de confiança (frente aos desafios de aprendizado); aumento de ansiedade; quadros de fobia, entre outros.

Assim, algumas famílias e seus filhos podem precisar de atendimento psicológico psicanalítico para tratar dessas questões emocionais no retorno às aulas. E a comunidade de modo geral vai precisar se organizar para que crianças e jovens tenham seu direito à educação escolar básica respeitado.

Conte com a nossa escuta!

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.