fbpx

Blog

Latest News
NOVEMBRO AZUL?

NOVEMBRO AZUL?

Homens que não se cuidam, costumam dizer: “vai que o médico ache alguma coisa?”

O que seria essa coisa que o médico pode achar? Seriam seus sonhos ou frustração escondidos atrás de alguma doença? Seria uma falha no corpo que você precisa que seja completo, inteirinho (de preferência lindo e malhado)?

Pois então, a psicanálise descobriu que a maioria dos homens se defende inconscientemente do risco de perder, vivem com medo de perder seu trabalho, sua mulher amada, sua saúde, seu capital, seja ele qual for, muito dinheiro, seja apenas um bom celular ou um par de tênis.

O problema é que se defender de perder é bem diferente de cuidar para manter.

Quem se defende já se sente atacado, entra em batalhas inglórias, com monstros que inventa em sua neurose obsessiva. Tentando se cercar de garantias que a vida não garante.

Mas aquele que cuida, não está no modo de defesa, mas sim no de preservar, escutar e valorizar por saber que nada é garantido nessa vida.

Quem cuida, observa a vida ao seu redor e em si mesmo, a saúde, os exageros, as carências, os limites.  Esses limites que o humano tem dificuldades em aceitar, mas nos quais os homens são exigidos pela cultura vigente em nossa época, que tenta nos fazer acreditar que a vida é uma competição de redes sociais.

Se você quer sair dessa armadilha imaginária, conte com nossa escuta, seja qual for o seu gênero, antes de quaisquer designações, somos todos humanos e imperfeitos.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.