Olá! Me chamo Rejinaldo Chiaradia e tenho exercido a prática psicanalítica e me proposto escutar pessoas que recorrem a esta experiência como forma de encontrar outras vias para lidar com seu sofrimento.
Enquanto percurso acadêmico, sou formado em Psicologia (PUCPR), com especialização em Saúde mental, psicopatologia e psicanálise (PUCPR), mestrado em Filosofia (PUCPR) (onde me ocupei das convergências e divergências entre Freud e Foucault nas questões relativas à sexualidade), e doutorado em Educação (USP) (onde me ocupei dos efeitos nefastos da lógica capitalista nas instituições de ensino, e no que elas contribuem – ou não – para os processos de subjetivação que aí se desenrolam e para as atuais formas de sofrimento psíquico). Além disso, como encontrei muita beleza na teoria psicanalítica, tenho uma prática de estudo contínuo de psicanálise, iniciada já na ocasião de minha faculdade, estudos esses então, que já duram aproximadamente 20 anos.
No meu percurso de trabalho, destaco minha atuação em ambulatório público de atenção à Saúde Mental onde tive acesso a quadros de intenso sofrimento psíquico e com os quais aprendi muito. Também coordenei um projeto de atenção à saúde mental para estudantes universitários com diferentes quadros de sofrimento, particularmente relacionados com a entrada na universidade e com as atuais contingências sociais. Atualmente sou professor universitário, onde ministro disciplinas sobre Desenvolvimento Humano, Fundamentos de Psicanálise e supervisiono estagiários no início de sua prática clínica como parte de sua formação acadêmica. Paralelamente atuo no atendimento clínico em consultório particular.
Como entendo que a adesão à clínica que leva a boas experiências não é determinada exclusivamente por seu custo mas sim, especialmente pelo valor que adquire no desenrolar de um laço, me interessa acolher aqueles que, eventualmente podem encontrar, aí, um lugar.