A depressão é uma patologia que desperta sentimentos de tristeza profunda e persistente, vazio, sensação de cansaço constante e falta de interesse nas atividades. Afeta sentimentos, percepções e comportamentos.
O impacto dos sintomas varia de acordo com a sua gravidade, podendo ser leve, moderada ou grave, trazendo sérias consequências nos contextos familiares, sociais e profissionais.
Qualquer pessoa está sujeita a desenvolver depressão, existem alguns fatores de risco que potenciam o seu aparecimento, como a situação de perdas importantes como lutos, desemprego, falências, ruptura de um relacionamento, doenças físicas, entre outros momentos dolorosos que atravessamos na vida.
Mesmo situações que não parecem um risco, como no período pós-parto, podem ocorrer a depressão.
Quanto mais cedo a intervenção for iniciada, melhor será o seu prognóstico.
Humor deprimido durante a maior parte do dia, quase todos os dias, destacamos então os sintomas da depressão:
- Diminuição do interesse ou prazer em todas, ou quase todas, as atividades durante a maior parte do dia, quase todos os dias;
- Perda de peso, não estando a fazer dieta, ou aumento de peso significativos ou diminuição ou aumento do apetite quase todos os dias;
- Insônia ou hipersonia quase todos os dias;
- Agitação ou lentificação psicomotoras quase todos os dias;
- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias;
- Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva ou inapropriada quase todos os dias;
- Diminuição da capacidade de pensar ou de concentração, ou indecisão, quase todos os dias;
- Pensamentos de morte recorrentes, ideação suicida recorrente sem plano específico ou tentativa de suicídio ou plano específico para cometer suicídio.
Caso você se identifique alguns destes sintomas, conte com a nossa escuta.