O que é arte para você?
Quem nunca se emocionou ao assistir um filme ou ouvir uma música, ao ler um poema? A arte não é apenas algo bonito e decorativo, e sim uma forma de acessar e expressar as emoções, sentimentos, angústias que estão em nosso inconsciente. A arte nos toca do que tem de mais sensível e profundo, que muitas vezes não é possível nem dito em palavras.
A relação da psicánalise com a arte contemporânea, vem de acessar algo ainda não conhecido, de acolher e possibilitar a elaboração disso tudo. A psicanálise e a arte moderna são criações do século XX, momento que vem de um rompimento das organizações tradicionais: dentro da arte temos Paul Cezzane, no qual suas obras capturam algo de que não há uma ordenação natural do espaço visual, não existe algo central.
E a criação da Psicanálise, no final do séc. XIX e início do século XX, no qual Freud traz que o “eu” não é o senhor em sua própria casa, ou seja o homem perde seu lugar central de saber tudo sobre si, após a descoberta do inconsciente. O “penso logo existo de Descartes vai ser pensando de uma outra maneira para Freud, em que muitas vezes somos movido por este Inconsciente, nascendo assim uma nova concepção de sujeito.
Assim como a arte, a análise é uma das formas de suportar o real, a vida. A psicanálise irá buscar esta cura pelas palavras.
Meu nome é Lais Braz Xavier, sou psicóloga, psicanalista em formação e artista visual. E foi através da minha análise pessoal e da arte que aprendi a construir novos saberes sobre mim mesma.