Me chamo Matheus e sou psicanalista. Minha trajetória começou com uma graduação em Música na Universidade Federal do Paraná. Hoje, sou psicólogo (CRP 08/35883) formado pela Universidade Positivo e especialista em Filosofia, Psicanálise e Cultura, pela PUC-PR.
O trabalho com a escuta sempre atravessou meu caminho. Desde minha análise pessoal, tive contato com a possibilidade de dar ouvidos e voz ao que é mais importante: as próprias palavras. Acredito no poder transformador das palavras. Atravessados por elas, somos convocados a elaborar o que há de mais subjetivo em cada um de nós. É o que nos permite entrar em contato com o que causa dor. Escutar o que dizem pode ser o primeiro passo para um processo singular de reconstrução e ressignificação do sofrimento.
Vivenciei essa experiência nos lugares por onde passei. No Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba, atendi pacientes com fenômenos psicossomáticos, como diabetes, doenças de pele e outras doenças autoimunes. No CAPS de Campo Magro (PR), trabalhei e aprendi com pacientes com depressão, crises de ansiedade, pânico e luto.
Hoje, participo de grupos de trabalho na Biblioteca Freudiana de Curitiba, desde 2019, onde estudo temas relacionados ao sofrimento na contemporaneidade, o corpo, a sexualidade e os traumas.