Login

O Psi SocialViabilizando atendimento psicanalítico e psicológico de cunho social

Após 10 anos de trabalho psicanalítico voluntário com pacientes do SUS, esta Plataforma Psi Social se fez surgir. Vimos aumentando uma demanda que já era expressiva da população necessitando atendimento psicológico.

Por outro lado temos conhecimento de que vários psicanalistas e psicólogos, engajados em causas sociais, dispõem de horários destinados ao atendimento social, mas não havia um local onde essa informação pudesse ser divulgada. Nos coube construir uma ponte no formato de uma plataforma digital, reunindo esses dois polos. Como reconhecimento a esse engajamento e também por zelar pela qualidade dos serviços de atendimento, o projeto da Plataforma Psi Social desenvolve um amplo fomento e apoio ao conhecimento e desenvolvimento dos profissionais participantes. Estes custos de sustentabilidade do projeto são providos pela taxa de adesão mensal deles em relação à plataforma.

A Idealizadora do ProjetoMadalena Becker de Lima

A psicanalista Madalena Becker de Lima trabalha, já mais de dez anos, promovendo atendimento e orientação de estagiários e voluntários no campo social. Fundou ambulatórios de atendimento continuado no mesmo método e ética dos consultórios particulares. O sucesso desses modelo de trabalho gerou ainda mais convites de extensão desses ambulatórios para outros locais necessitados. Assim como ocorreu o aumento de demandas por parte dos profissionais da psicologia e da psicanálise para integrarem esses projetos. Tem sido gratificante ao longo desse tempo acompanhar tratamentos bem sucedidos com uma população que, em geral, vive à margem dessa possibilidade. Também gratificante observar o crescimento dos profissionais envolvidos.

Sim, desejamos ampliar ainda mais esse alcance à larga base da pirâmide social.

Nosso Sonho

Nosso principal objetivo é democratizar o acesso ao tratamento psicanalítico e psicológico no país, incentivando o desenvolvimento de psicoterapeutas e facilitando o acesso da população a tratamentos com profissionais capacitados.

Através da arrecadação das adesões à plataforma iniciaremos um fundo para criação de consultórios itinerantes que prestem atendimento às comunidades da periferia, assim como para fazer erguer as “Casas comunitárias de Dolto”. Estas casas receberão crianças e seus pais com dificuldades e sofrimentos psíquicos onde haverão psicanalistas de plantão diariamente prestando atendimento socioassistencial.