Por que as pessoas se mudam de uma região para outra? Necessidade de sair de onde se está? Quais condições levam uma pessoa ou uma família à necessidade de sair?
Conflitos, vínculos fragilizados ou rompidos, separações, lembranças dolorosas e por aí vai. Mudar de região, pode significar um recomeço. Não permanecer na mesma casa, mesma escola, mesmo trabalho, podem ajudar alguém a se reerguer e a se reestruturar depois de uma perda ou de uma tragédia.
A necessidade de viver em outro ambiente, de se adaptar a uma nova rotina. Novos ares. Recomeçar, estar disposto e animado para aprender novas atividades, possibilidades, novas pessoas.
Agora pensa comigo. Você cria estas expectativas, mas quando chega no novo destino, se depara com a xenofobia. Pessoas te direcionando ódio, medo e aversão. Ofensas são apontadas diretamente a você ou encobertas, disfarçadas. Como lidar? Como responder a isso?
Freud diz em “O mal-estar na civilização”, que aquela pessoa que eu não conheço, dificilmente terá o meu amor. Porque dou o meu amor àquele que se assemelha a mim, Por ter nele, algo de mim, algo que se parece comigo, ele merecerá o meu amor. Narcísico, não?
Freud diz ainda “Esse desconhecido, ele tem mais direito à minha hostilidade, até ao meu ódio”. O ser humano tem uma cota-parte de agressividade. Eu volto a perguntar: como lidar com a intolerância à diferença que o outro tem para comigo?
Por Letícia Carneiro