Não é incomum ouvirmos na clínica demandas relacionadas a dificuldades no desenvolvimento de conteúdos acadêmicos e científicos.
Para além dos desafios já impostos em tais tarefas, podemos avaliar que algumas destas dificuldades, como a postergação, por exemplo, nem sempre estão ligadas a habilidades diminutas ou pouco desenvolvimento das aptidões vinculadas às mesmas, embora muitas pessoas cheguem com tais avaliações sobre si no consultório.
Estes fenômenos que podem apresentar-se em diversas etapas da vida acadêmica, como torna-se o caso da das pessoas que estão iniciando trabalhos de conclusão de curso ou trajetórias stricto sensu, sem experiências prévias na área acadêmica, podem demonstrar-se vinculados a importância e ao significado que estas tarefas têm para o próprio sujeito.
Utilizando-se da Psicanálise como base de análise, podemos compreender a procrastinação de algo que nos é importante e/ou necessário para a conclusão de ciclos, como uma forma do sujeito manter-se em um lugar conhecido e seguro internamente (o que não significa estar de fato em um ambiente seguro, mas sim, ter suas necessidades e desejos psíquicos supridos).
O medo do que o futuro reserva ou a possibilidade de abrir mão de algo importante para si, pode paralisar. Paralisação está, que pode sinalizar uma tentativa inconsciente de resguardar o sujeito e os seus desejos, de possíveis perigos que o desconhecido pode apresentar, mesmo que o fim destes ciclos já tenha se anunciado nitidamente.
Estes processos, que também podem estar vinculados ao luto, podem gerar diversas sensações, que podem ser transitórias, ou não, ao longo do cotidiano. Dentre elas podemos destacar algumas que se tornam mais comuns, como torna-se o caso da angústia, ansiedade, melancolia, sentimentos de inferioridade, auto cobranças, entre outras.
Nos casos, onde torna-se difícil de lidar com tais sentimentos e/ou, quando a procrastinação torna-se muito recorrente, faz-se importante buscar auxílio profissional, para melhor compreensão dos fenômenos inconscientes que podem estar atravessando tais situações, causando sofrimentos diversos e dificultando as atividades cotidianas.