No mundo todo e no Brasil observou que, nos últimos cinco anos, o número de pessoas que suicidaram ou que tentaram suicídio aumentou muito. Isso fez com que essa condição passasse a ser pensada como uma questão de saúde pública.

O suicídio é um fenômeno complexo, multifatorial e afeta indivíduos das mais variadas origens, classes sociais, orientações sexuais e identidades de gênero. Não é resultado de um motivo único, mas sim de um conjunto de situações sociais, culturais, psicológicas e ambientais, que se acumulam ao longo da vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas suicidam por ano, um dado que se reflete na preocupante constatação de que, no planeta, alguém se suicida a cada 40 segundos.

Para abordar a questão em sua complexidade, é necessário deixar de sentir medo de conversar a respeito. Em diversas sociedades, o suicídio é um tabu, pois acredita-se que falar sobre o assunto pode estimular este comportamento. Contudo, compreendemos a importância de falar sobre suicídio com naturalidade para estimular a pessoa ao diálogo e a buscar ajuda necessária.

Precisamos sempre lembrar que numa tentativa de suicídio a pessoa tentou acabar com sua dor, e não com sua vida, acabar com seu sofrimento, que para ela não existe mais nenhuma solução.

Para Psicanálise dor é sinônimo de angústia, que leva ao ato.

A psicanálise acredita na cura através da fala, através de uma análise é possível revisitar as questões que afetam o sujeito que naquele momento pensa que a única solução seria morrer, ampliando também possibilidades frente ao presente e futuro que ele julgava não existir-mais.

A psicanálise nos lembra da importância de não abordar apenas aspectos superficiais de sofrimento, mas também de explorar as raízes mais profundas do desespero e da angústia.

A psicanálise opera como papel fundamental devido a sua ética acolhendo o paciente, sem nenhum julgamento.

Por Cristiane Torraga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *