Esse mês, uma crise de ansiedade aconteceu simultaneamente com 26 estudantes em uma escola em Recife. E, resolvemos falar sobre esse caso para chamar a atenção para a ansiedade em crianças e adolescentes, em especial, nesse momento delicado de retomada das aulas presenciais.
Os sintomas que os jovens sentiram, como falta de ar, tremor, desmaio e choro são sintomas de ansiedade. E a forma como ocorreu, com tantos estudantes em crise ao mesmo tempo, é chamada de “ansiedade por identificação”. Adolescentes tendem a se influenciar pelos outros e essa identificação é um processo natural de imitação e serve para se sentirem amados e pertencentes ao grupo.
Freud já nos contou na “Psicologia das massas e a análise do eu“, que quando estamos em grupo, pensamos, agimos e sentimos de forma diferente do que quando estamos sozinhos. E o resultado da formação de um grupo é justamente o aumento da emoção produzida em cada membro desse grupo. A mente humana tem certos funcionamentos inconscientes desconhecidos pelos pais e por muitos profissionais da área da saúde. Sendo um deles o “transitivismo”, que é a condição de adotar comportamentos de outros ao seu redor. Mas quando essa situação ultrapassa os limites, como foi o caso dos alunos na escola em Recife, os pais precisam ficar atentos. Se você é mãe, pai ou cuidador de crianças e adolescentes, fique de olho no comportamento dos seus filhos. Ao perceber sintomas frequentes de ansiedade, busque acompanhamento terapêutico.
Na PsiSocial, a saúde mental é para todos!