fbpx

Blog

Latest News
Janeiro Branco e a Romantização das Doenças Mentais

Janeiro Branco e a Romantização das Doenças Mentais

A romantização das doenças mentais é uma problemática muito presente em todo mundo nos dias atuais. A difusão desse cenário é altamente impactatante na forma como se registra as impressões da sociedade em relação ao estigma das doenças mentais. Este conceito vem crescendo por uma série de motivos, dentre eles a falta de seriedade no assunto ou de comoção acerca dos sintomas apresentados, preconceito, discriminação, desprezo do contexto social do indivíduo, negligência da psicopatologia, etc., os quais impactam negativamente na vivência, bem como na assistência prestada ao indivíduo. A falta de conhecimento aparece como um importante argumento para a disseminação de informações equivocadas. Em alguns aspectos, traços de personalidade e sentimentos são confundidos com doenças psiquiátricas.
Com o advento da internet, as informações facilmente acessíveis oferecem uma grande quantidade de material, que nem sempre correspondem à realidade, permitindo ao sujeito associar sintomas corriqueiros como, oscilações de humor, comportamentos repetitivos ou alterações na personalidade, às doenças mentais. Atualmente, as mídias sociais apresentam um importante veículo de troca de informações e comunicação entre usuários do mundo todo. Não é difícil encontrar adolescentes fazendo-se valer de postagens através da exposição de fotos de automutilação, por exemplo, ou frases típicas de pessoas depressivas, bipolares ou com transtornos de ansiedade. Além disso, de sujeitos se autodiagnosticando como obsessivo compulsivo por organizar os livros na estante por cores ou por lavar as mãos repetidas vezes. Muitas piadas existentes nas mídias sociais expressam a banalização das doenças mentais, sendo comum encontrar relatos de usuários seguidos da hastag #TOC justificando seu comportamento.
Diante deste contexto, é fundamental a adoção de ações que se voltem ao esclarecimento e conscientização da população. E mais do que isso! Práticas que convoquem as pessoas a fazerem uma reflexão sobre suas emoções, seus comportamentos, pensamentos e busquem informações de profissionais habilitados para um diagnóstico de confiança e tratamentos coerentes com a patologia.
A Campanha Janeiro Branco tem como propósito mobilizar a população em favor de saúde mental e emocional, chamando atenção da mídia e das Instituições Sociais sobre a importância da construção, fortalecimento e disseminação de uma cultura da saúde mental. Conforme informação no site oficial do Janeiro Branco, trata-se “de uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.” A intenção é utilizar o mês de Janeiro como um marco temporal e simbólico de início de ano, para o estímulo à reflexão sobre nossas escolhas, a relação com os outros, nossa saúde emocional e psíquica.


Fonte: http://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *