Login

Blog

Latest News
Psicanálise e Autismo

Psicanálise e Autismo

O dia 02 de abril foi instituído como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Momento importante para sensibilizar a população e debater sobre esse transtorno que afeta uma em cada 160 crianças no mundo, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde.  No meio científico muito tem sido produzido, reflexões realizadas e conquistas alcançadas. Muitas são as áreas que atuam no atendimento às pessoas que apresentam esse diagnóstico como a Psiquiatria, Genética, Neurologia, Psicologia, Nutrição, entre outros, assim também a Psicanálise oferece uma viabilidade de atendimento terapêutico.

Existem várias formas de entendimento sobre o autismo, nas mais variadas abordagens de atuação, no entanto, os sintomas que se apresentam convergem para alguns aspectos comuns como: dificuldades na comunicação e interação social, movimentos repetitivos, dificuldades na linguagem, dificuldade de aprendizagem, dificuldade em manter o contato visual, tendência ao isolamento, apego à rotina, entre outros.

Porém, a Psicanálise também volta sua atenção para a forma como o autista se posiciona no mundo, das dificuldades que encontra em lidar com o que o cerca, de se relacionar com o meio externo e de fazer laço social (questões que envolvem também a linguagem e a comunicação).

Através de uma abordagem interdisciplinar, a psicanálise não atua para a eliminação do sintoma, mas permite ao sujeito que encontre, a seu modo, um novo sentido às suas manifestações. Modo este que lhe é próprio e singular. Diante dos pressupostos de Freud e Lacan, opera sobre a subjetividade humana. E através do acolhimento e da escuta do analista é possível levar ao apaziguamento do que angustia e à realização do bem viver.

Atualmente tem-se difundido no meio científico, junto a médicos e profissionais da saúde, protocolos que ajudam a pensar no diagnóstico precoce do autismo. Esse fato vem contribuindo para que seja possível acompanhar a constituição psíquica e o desenvolvimento do bebê prevenindo futuros acometimentos.

Assim, a Psicanálise pode contribuir no atendimento a esse público, bem como aos pais, familiares e cuidadores que também sofrem os impactos do diagnóstico diariamente e na vida social, oportunizando a realização dessa experiência que é única.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *