Todos nós podemos e apresentamos alguns traços narcisistas. Ser pessoas bem-sucedidas e realizadas, ter orgulho de nós mesmas, das nossas conquistas e realizações, com ética, caráter e integridade, sem precisar destruir a vida, a honra e dignidade de outras pessoas.

Diferentemente da pessoa que tem o Transtorno de Personalidade Narcisista, definido pelo Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais (DSM5), essa pessoa não tem ética, caráter ou integridade nas atitudes, é incapaz de fazer uma autoanálise uma autoavaliação, não se importa em usar e explorar os outros de forma constante, permanente, repetitiva, não muda, pois tem uma personalidade desordenada, uma perversão moral, um distúrbio de caráter.

Estão camuflados como boas pessoas entre nós, em ambientes de trabalho, nas relações familiares, mas principalmente nas relações amorosas. Esses comportamentos costumam causar relacionamentos conturbados e muito sofrimento.

Na clínica, escuto com frequência pacientes vivendo essas relações abusivas. Chegam em estado de prostração, colapso, estresse, palpitação, medo, insegurança, com grande dificuldade de seguir em frente, pois perdem a alegria de viver.

Se você está passando por essa situação, busque ajuda, a análise pode ser um caminho de reconstrução de uma Nova Vida a se Viver.

Por Loiri Trento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *