fbpx

Blog

Latest News
Novembro Azul

Novembro Azul

Fiquei sabendo dias desses aqui no PsiSocial que dentre os sujeitos em análise com psicanalistas desta plataforma, 20,57% são homens e 79,43%, mulheres. Que diferença, não?!

Há certo consenso de que o adoecimento psíquico quando sofrido por homens é encarado, muitas vezes por esses próprios homens, como sinônimo de fraqueza e fragilidade[i]. De saída, podemos dizer que esses 20,57% que estão em análise com psicanalistas que fazem parte do nosso coletivo estão sendo fortes, diante daquilo que não vai bem com eles mesmos. Aqui eles são acolhidos, assim como também as mulheres.

Embora os tempos tenham mudado, ainda há homens que apostam nos dias de hoje no velho “paitriarcado”. Isso mesmo que você leu: paitriarcado. Não tem time tricampeão? Então? Tem pai-tri-arcado, três vezes arcado, trupicando, em queda ao chão. Por que será?

E, ainda por cima, não querendo largar mão sabe de quê? Não querem largar mão da ideia de que são infalíveis, pois são difíceis de serem contestados, não há muito que os faça duvidar, perdem feio quando o jogo é enfrentar derrotas – reais ou ilusórias – e se ficam doentes não aceitam a condição que a doença lhes impõe ou não reconhecem a marca que uma doença lhes deixou.

Tudo isso porque são fortes, já que são homens, dizem; ou, então, acreditaram na ideia de que tinham que ser. Falando em acreditar, vale a questão: o que a cor azul contém em si que a estabelece como sendo “cor de menino”?

Se o sofrimento é psíquico… bom, cada um daqueles que me leem aqui sabe dos seus. O único aspecto sobre o qual podemos ser categóricos é que não estão bem aqueles que espancam e matam mulheres, crianças, população lgbtqia+ e as pessoas que pensam radicalmente diferente deles.

Mas se o novembro é azul, e também de todas as outras cores do arco-íris, e a campanha é contra o câncer de próstata, então esse texto é inclusive para quem tem uma. Essa importante glândula do sistema reprodutor masculino é acometida por neoplasia maligna em 28,6% da população masculina; no Brasil 1 homem morre a cada 38 minutos em virtude do câncer de próstata[ii].

A próstata é uma glândula que pode dar sua parcela para conceber a vida. A próstata pode dar câncer, apontando para a finitude. Pode dar em nada também, assim como pode dar prazer. Cuide bem dela.  

Mas com câncer de próstata ou não, a vida cobra e a conta chega; se adiado o pagamento, os juros são mais caros que os juros bancários, que já são exorbitantes. O que é que o capitalista arranca de você?

Falando da vida, falando do tempo, esse texto continua na semana que vem.


[i] https://pebmed.com.br/novembro-azul-saude-mental-do-homem/. Acesso em 05 Agosto 2022.

[ii] https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/ Acesso em 05 Agosto 2022.

Related Posts

Comments (1)

  • Simone Nuermberg Vasconcellos Costa
    5 de março de 2023 at 17:45 Reply

    Texto fundamental para os homens, com informações importantes que alertam sobre os cuidados com a saúde. Gostei muito!
    Obrigada pelo texto, Fábio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *